top of page

A Cinesiologia Sistêmica


O que é?

A Cinesiologia Sistêmica é um método inovador que integra diferentes abordagens terapêuticas para avaliar e tratar o corpo de forma global. Combinando evidências científicas com experiência clínica, busca identificar as causas das disfunções motoras e oferecer soluções eficazes para restaurar a funcionalidade não somente do sistema motor, mas do organismo como um todo.


Para quem se destina?

Para quem não encontra soluções eficazes para suas dores e sintomas: 

Se você sofre com dores crônicas, problemas posturais ou disfunções orgânicas e já tentou diferentes tratamentos sem sucesso, a Cinesiologia Sistêmica pode ajudar a identificar a raiz do problema e indicar a melhor estratégia terapêutica.

Para quem busca qualidade de vida: 

Se você quer envelhecer com saúde, cultivando uma vida ativa e saudável, a Cinesiologia Sistêmica pode te ajudar a manter a saúde e a longevidade, promovendo a funcionalidade sistema motor e o equilíbrio do organismo como um todo.

Para profissionais da fisioterapia e do movimento: 

Se você é fisioterapeuta e trabalha com técnicas manuais, Pilates ou treinamento funcional, esse método pode ampliar seu horizonte clínico, oferecendo um olhar mais profundo e integrado sobre o movimento humano.





Por que a Cinesiologia Sistêmica é diferente?

A principal diferença entre a Cinesiologia Sistêmica e a fisioterapia tradicional está no enfoque do tratamento:

Na fisioterapia convencional, os problemas posturais e as dores osteomusculares são avaliadas e tratadas com um visão essencialmente biomecânica. O foco está em restabelecer a mobilidade e a força. Assim, depois de utilizar alguns recursos físicos para produzir analgesia (terapia manual, frio, calor, eletroterapia, ultrassom, laser, etc.) a abordagem terapêutica se baseia no uso de exercícios para fortalecer e/ou alongar os músculos.

Já a Cinesiologia Sistêmica concentra-se em restaurar ‘padrões de movimento disfuncionais’ identificando e corrigindo alterações nos mecanismos neurais de ativação e inibição neuromuscular. O foco é o controle e a coordenação motora. Entendemos que, na maioria dos casos, as disfunções neuromusculares estão na origem dos problemas motores e que, ao identificá-las e tratá-las adequadamente produz resultados mais efetivos e duradouros.

 

Como a Cinesiologia Sistêmica funciona?

Uma consulta de Cinesiologia Sistêmica geralmente começa com uma avaliação detalhada do controle motor. O principal instrumento de avaliação que utilizamos é o teste muscular manual. Testando individualmente os músculos é possível identificar áreas corporais em disfunção, por inibição ou hiperativação neural.

Em conjunto com os testes musculares empregamos também outros recursos de avaliação funcional, como análise postural, testes de mobilidade, observação dos padrões de movimento, testes de integração sensorial, técnicas de palpação e ausculta miofascial. As informações obtidas no processo de avaliação são interpretadas de um ponto de vista sistêmico para elaborar um “diagnóstico funcional”.

O diagnóstico funcional orienta a escolha da abordagem terapêutica mais adequada para cada caso. Depois de aplicar as técnicas de correção para os principais músculos em disfunção, verificamos imediatamente a eficácia do tratamento pelo método do ‘teste e reteste’. Isso permite que a pessoa a ancore a percepção da mudança no próprio corpo.

Só então começamos um processo de ensino e treinamento de exercícios. O objetivo inicial dos exercícios é reintegrar os músculos que estavam em desequilíbrio às cadeias funcionais de movimento. Neste momento, o foco é a estabilização funcional. Entendemos que, antes de iniciar qualquer programa de treinamento da força muscular, é necessário restaurar os padrões ideais de coordenação motora. Portanto, os exercícios da Cinesiologia Sistêmica buscam treinar a estabilidade antes de fortalecer os músculos.

Essa abordagem inovadora vai muito além do tratamento dos sintomas. Em vez de focar na área onde o sintoma se manifesta, a Cinesiologia Sistêmica considera que o corpo é um todo integrado. Em função disso inclui no seu método de avaliação todos os sistemas corporais envolvidos no controle e coordenação dos movimentos, incluindo o sistema nervoso, os padrões de respiração, as fáscias, os órgãos e vísceras. Também estamos sempre atentos à influência dos estados emocionais sobre o tônus muscular.

 

Quantas sessões são necessárias?

Um programa de tratamento com Cinesiologia Sistêmica geralmente inclui uma primeira consulta para a avaliação, o diagnóstico funcional e as primeiras correções, e depois mais 4 a 5 sessões com intervalo semanal. A primeira consulta dura em média 1h e 30min, podendo se estender a até 2hs. As demais sessões duram em média 1h. O número de 4 a 5 sessões normalmente é suficiente para chegar a um resultado satisfatório. Embora o tratamento seja totalmente individualizado e cada pessoa responda de uma maneira diferente, nesse período os efeitos da correções já tendem a ficar sedimentados e a pessoa teve tempo para aprender e treinar os exercícios básicos de estabilização sob a supervisão do terapeuta.


 
 
 

Comments


bottom of page